Ações da Fiea facilitam acesso de empresários ao crédito

Quinta-feira, 09 de maio de 2019

Empresários também participaram de rodadas com agentes financeiros

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio da Unidade Sindical, promoveu, nesta quarta-feira, 8, o “Diálogo Industrial”, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa. Além disso, foram realizadas palestras e rodadas de crédito entre empresários e representantes de diversas instituições financeiras.

Esta é mais uma ação que visa ao fortalecimento dos sindicatos patronais, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O gerente da Unidade Sindical, Francisco Acioli, conta que este Diálogo revela, para os industriais, que a Fiea está atenta ao desenvolvimento dos negócios, por meio do acesso ao financiamento.

A entidade ainda mantém, no Estado, uma unidade do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Confederação Nacional da Indústria. “Por meio do NAC Alagoas, a Unidade Sindical está indo aos bancos, em busca de propostas para diminuição de taxas para a indústria, principalmente, para o pequeno negócio”, conta.

Além de reduzir o custo de financiamentos e empréstimos, o Núcleo irá levar opções de crédito até o empresário, por meio de parceria com os sindicatos patronais. “Ao invés de o empresário vir até a Casa da Indústria, nós estamos indo até a indústria, mostrando o potencial da formação de crédito para eles”.

O evento, que contou com a parceria do Sebrae, foi iniciado com orientações da consultora da CNI Maria Aparecida Rosa Vital Brasil Bogado, durante a palestra com o tema “Financiamento Descomplicado”.

Graduada em Ciências Econômicas (AEUDF), com pós-graduação em Administração e Marketing (FGV) e Gestão Pública (UFSC), ela explicou as etapas para acesso a financiamento bancário e não bancário, as principais linhas de financiamento e os mecanismos de garantia existentes.

Logo depois, teve a oportunidade de conversar com agentes financeiros e identificar as melhores opções de crédito para seus negócios. Durante as rodadas, eles conheceram linhas de financiamento da Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Bradesco e BNDES.

O próximo “Diálogo Industrial” acontecerá no dia 26 de junho, em Arapiraca.