Área do cliente

Notícias

Empresas alagoanas participam de exposição na Itália

Sexta-feira, 07 de abril de 2017

A ida das empresas do estado para o evento internacional tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), cujo presidente, industrial José Carlos Lyra de Andrade, assinou o primeiro ATA Carnet emitido pela entidade

Dois produtos criados por empresas alagoanas da área de móveis e decoração participam da Mostra BE Brasil, que ocorre em Milão – a Zumbi Chair e o Berimbau Luminaire. Outros três empreendimentos também levaram a criatividade genuinamente alagoana para a Itália, e estarão presentes na Semana de Design de Milão e nas rodadas de negócios que ocorrem paralelamente à exposição.

O objetivo dessa mostra de design – que começou no dia 2 e segue até este domingo, dia 9 – é promover a imagem do Brasil como um país atraente e confiável no mundo dos negócios, por meio de uma narrativa apoiada na determinação e criatividade do brasileiro, e na qualidade, inovação e sustentabilidade dos nossos produtos e serviços.

A ida das empresas do estado para o evento internacional tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), cujo presidente, industrial José Carlos Lyra de Andrade, assinou o primeiro ATA Carnet emitido pela entidade.

O documento permite que empresas e pessoas físicas transitem com bens em 75 países, sem a incidência de impostos, pelo período de um ano. Também reduz a despesa com circulação internacional de bens e o tempo na elaboração da documentação para exportação e importação temporárias.

No Brasil, a Receita Federal normatizou o ATA Carnet em agosto de 2016 e a Fiea é uma das federações credenciadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para emiti-lo. “As exportações temporárias ficam isentas de impostos e livres de burocracia. O ATA Carnet também proporciona segurança, ao reduzir a zero o risco de apreensão ou retenção de mostruário em aduanas, simplificando a participação em feiras e eventos no exterior”, explica Lyra.

A participação das empresas alagoanas na mostra internacional tem ainda o apoio do Senai/AL, Sebrae/AL, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Sindicato da Indústria de Marcenaria, Móveis e Esquadrias (Sindmarc/AL).

Compartilhe: